O termo alvenaria vem do árabe e significa “pedreiro de alvenaria”. No entanto, alvenaria é toda construção de estrutura ou parede que utiliza unidades e entre si a argamassa com função colante. Já a alvenaria estrutural é um sistema construtivo em que as paredes também desempenham um papel autoportante, ou seja, assumem a função de vigas e pilares, suportando e distribuindo toda a carga da estrutura.
Cada vez mais o mercado da construção adere às vantagens da alvenaria estrutural com blocos de concreto. Economia, sustentabilidade e rapidez são algumas delas.
Economia e racionalização
A alvenaria estrutural com blocos de concreto garante à obra dimensões padronizadas das paredes e superfícies homogêneas. Desta forma, proporcionam maior economia, pois não necessitam de camadas grossas de argamassa de revestimento e em alguns casos esta é excluída e a pintura é feita diretamente no bloco (bloco aparente).
Modularidade
A modularidade deste sistema é outra vantagem, pois gera a maior economia da obra, já que as paredes não precisarão ser quebradas para receber a parte elétrica, hidráulica e de esquadrias, pois estas são contempladas no projeto e implantadas simultaneamente ao levantamento das fiadas de blocos, o que proporciona uma obra limpa e ecologicamente correta.
O sistema permite que sejam construídos com rapidez prédios altos e conjuntos habitacionais com qualidade. Tem sido muito utilizado na construção de casas populares e de alto padrão. Segundo os dados da Criactive/2012, o sistema representa 73,22% das obras do segmento econômico e de HIS.
No entanto, é muito importante, que os blocos de concreto tenham Selo da Qualidade da ABCP, ou de qualquer outra entidade que certifique o atendimento às normas da ABNT, a fim de garantir todas as vantagens do sistema e segurança para as edificações.